Pilates Clínico

 
 
 
 
Pilates em Grupo
 
 
 
 
 
 
 
Pilates em Casa
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Descubra os benefícios do pilates aliados à fisioterapia

 
 

O que é Pilates?

 
 
 
O que é Pilates?
 
Pilates e Covid-19
 
 
 
O Pilates é um método de treino criado por Joseph Pilates (1880-1967) e tem aproximadamente 100 anos de existência. O Sr. Pilates costumava dizer “A base da construção do método de condicionamento físico é um corpo treinado e controlado de forma ativa através da mente”. Desta forma considera-se que o grande objectivo deste método é o controlo do corpo através da mente. E por dar um ênfase tão grande a este controlo necessário, o método inicialmente era designado por Contrologia.

O Pilates consiste num conjunto de exercícios de baixa intensidade e de poucas repetições que nos permite atingir o bem-estar físico e emocional, através de 7 princípios: concentração, respiração, activação do centro (core), precisão, controlo do movimento, fluidez e rotina.

Os exercícios fortalecem e alongam o corpo, melhoram a postura e a flexibilidade, ajudam na mobilidade das articulações e trabalham o autocontrolo e a respiração. Para além destes benefícios ajudam a melhorar a consciência corporal. Por isso, a cada dia, mais pessoas se rendem ao método Pilates!

Qualquer pessoa pode praticar Pilates, e por isso vemos uma grande diversidade de praticantes, desde pessoas saudáveis, a atletas, a pessoas com problemas do foro musculoesquelético, a mulheres grávidas, entre outros.

Na Physiokinesis decidimos aliar os benefícios do Pilates com a Fisioterapia! Aqui as aulas serão dadas por uma fisioterapeuta experiente e em grupos de 2 a 3 pessoas ou em treino personalizado. Desta forma o seu treino será mais seguro e de acordo com as suas necessidades.

 
 
 
 
 

PILATES CLÍNICO EM TEMPO DE PANDEMIA COVID-19

 
Antes de mais, as Aulas de Pilates Clínico Online serão mantidas, no caso de preferir ficar em casa.
 
 
 
Pilates e Covid-19
 
 
 

FUNCIONAMENTO DAS AULAS DE PILATES PRESENCIAIS EM TEMPO DE PANDEMIA COVID-19

 
Para que possa continuar a realizar as nossas aulas de Pilates Clínico com a maior segurança e higiene, implementámos as seguintes medidas:
  1. No estúdio de pilates será assegurado o distanciamento físico recomendado pela DGS (mínimo de pelo menos três metros entre pessoas) durante a prática de exercício, através da marcação de lugares no chão. O posicionamento dos colchões será lado a lado e nunca frente a frente;
  2. As aulas de Pilates Clínico em grupo terão lotação máxima de apenas dois pacientes, de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos três metros entre paciente;
  3. Sempre que possível devem ser mantidos os grupos;
  4. As bandas elásticas utilizadas em aulas devem ser individuais e intransmissíveis;
  5. Os pacientes deverão ter as mãos devidamente higienizadas e desinfetadas antes de entrarem no estúdio de pilates. Após o contato com superfícies de uso comum também deverão desinfetar as mãos;
  6. O uso de máscara é obrigatório, na entrada e saída das instalações, assim como deverá ser mantida durante a realização da aula;
  7. A Fisioterapeuta responsável pela aula deverá utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), incluindo o uso de máscara;
  8. A Fisioterapeuta deve evitar tocar no paciente, apenas quando estritamente necessário, e desinfetar as mãos após o contacto;
  9. O estúdio de Pilates será devidamente arejado durante as aulas com a abertura da janela durante a realização da aula;
  1. Existência de gel desinfetante no estúdio de pilates;
  1. Entre cada aula será assegurada a limpeza e higienização do estúdio e dos equipamentos utilizados entre sessões.
 
 
 
 
 

Treino Personalizado de Pilates

 
 
 
Treino Personalizado
 
 
 
No treino personalizado irá realizar uma avaliação pormenorizada do seu estado de saúde, da sua postura estática e dinâmica, da sua força muscular geral e do centro (core), da estabilidade e mobilidade dos vários segmentos da sua coluna.

Após a análise desta avaliação e de traçarmos os objectivos em conjunto, será desenhado um plano de treino para si.

O treino personalizado é adequado a qualquer pessoa, com ou sem patologia. Sendo que no atleta profissional ou amador, o Pilates em treino personalizado poderá melhorar a performance desportiva e o gesto técnico.

Os praticantes de desportos como golfe, surf e corrida recorrem frequentemente a estes serviços.
 
 
 
 
 

Aulas de Pilates em Grupo

 
 
 
Aulas de Pilates em Grupo
 
 
 
As aulas de grupo serão constituídas por 2 a 3 pessoas por aula, desta forma conseguimos garantir que os exercícios serão executados de forma mais eficiente e correcta.

Designamos estas aulas de treino semi personalizado, uma vez que temos grupos tão pequenos, o que nos permite uma maior atenção a cada pessoa tanto na correcção das posturas e execuções dos exercícios como na promoção de estratégias para uma melhor execução daquele exercício para aquela pessoa específica.

Para além das vantagens de ter um fisioterapeuta como instrutor e o grupo ser constituído por 3 pessoas no máximo, a Physiokinesis permite-lhe ainda criar o seu próprio horário! Junte-se a um, ou dois amigos ou colegas e escolha o horário adequado a si, se não, poderá juntar-se às aulas já existentes.
 
 
 
 
 

Pilates em Casa

 
 
 
Pilates em Casa
 
 
 
Para aqueles que não se podem deslocar até a nossa clínica, oferecemos o serviço das aulas de Pilates Solo em casa com a utilização de pequenos equipamentos como Magic Circle, Halteres, Bandas elásticas e Bolas. A aula pode ser feita com um ou dois alunos, dependendo do espaço disponível.

As aulas têm uma hora de duração e são indicadas principalmente para indivíduos com grande limitação física ou simplesmente para aqueles que preferem a aula particular no conforto do seu lar.
 
 
 
 
 

Pilates Clínico Online

 
 
 
Pilates Clínico Online
 
 
 
A situação pandémica em que vivemos fez-nos adaptar as nossas aulas de Pilates Clínico à nova realidade. Como tal criámos o serviço de Pilates Clínico Online, individualizado ou em grupos de 2 ou 3 pessoas. Desta forma, pode usufruir de todos os benefícios do Pilates Clínico sem sair da sua casa.
 
 
 
 
 

Pilates com Grandes Equipamentos

 
 
 
 
Pilates com Grandes Equipamentos
 
 
 
Para além das modalidades de aulas de pilates clínico realizadas no solo, realizamos também aulas de pilates clínico com grandes equipamentos.

Estes equipamentos permitem uma maior diversidade e dinâmica de exercícios, enquanto facilitam a manutenção do alinhamento postural e possibilitam a realização dos exercícios com segurança e baixo risco para a condição clínica de cada pessoa.

Através de diferentes graus de dificuldade e vários posicionamentos, a enorme variedade de exercícios de pilates clínico em equipamentos destinam-se a trabalhar a força muscular, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação, a estabilidade postural e a mobilidade da coluna vertebral, podendo actuar como suporte, assistência ou resistência aos movimentos.

Os nossos Equipamentos são:

Reformer: considerado o equipamento principal, foi criado por Joseph Pilates enquanto trabalhava num hospital durante a 2ª Guerra Mundial para ajudar os seus pacientes a ganhar força muscular. Consiste na combinação de um sistema de molas com uma base móvel em que podem ser realizados exercícios deitado em todas as posições, sentado, de pé, ajoelhado e de gatas.

Reformer com Torre: adaptação do reformer para realizar os principais exercícios do Cadillac/Trapeze Table para treino dos músculos abdominais e mobilização da coluna vertebral através de barras móveis/fixas e sistemas de molas versáteis e em vários posicionamentos.

Wunda Chair/Pilates Chair: mais compacto mas muito versátil, este equipamento consiste numa caixa de madeira combinada com pedais através de um sistema de molas integrado, em que se podem realizar inúmeros exercícios em pé e sentado mas também deitado, permitindo um excelente trabalho abdominal.

Ladder Barrel: criado por Joseph Pilates a partir de um barril de cerveja, este equipamento é uma combinação entre um espaldar e uma superfície redonda e forma de barril, através do qual se podem realizar vários exercícios de mobilização da coluna vertebral, alongamento e flexibilidade, mas também de fortalecimento muscular, especialmente dos abdominais, incluindo os oblíquos.

Seja para recuperar e/ou prevenir lesões ou simplesmente para se manter activo/a, é possível fazer exercício adequado às suas necessidades, de forma segura, didática e divertida e contribuir para o aumento da motivação para a prática de actividade física e para a melhoria da qualidade de vida e dos níveis de saúde!

As nossas aulas de Pilates Clínico com grandes equipamentos têm duas modalidades: individual ou em grupos de 2 pessoas. Desta forma conseguimos dar um treino personalizado a cada pessoa.

Para mais informações entre em contacto connosco.