Quando falamos de saúde, é importante que toda e qualquer decisão seja bem pensada. Recorrer a especialistas da área é, muitas vezes, algo que não deve adiar.

A Fisioterapia é uma das áreas que melhor se adequa a esse contexto. Mas, com tanta oferta, pode tornar-se complicado saber como escolher a clínica de fisioterapia ideal.

Queremos facilitar-lhe a vida. Por isso, reunimos as 7 dicas mais importantes na hora de escolher o local e o especialista certo para tratar da sua saúde.


7 dicas para escolher a clínica de fisioterapia ideal


1. Confirme se a clínica é especializada

Antes de decidir, deve procurar, detalhadamente, as clínicas de fisioterapia que existem — estejam elas perto ou longe da sua área de residência. Por isso, não se precipite.

Consulte a informação que existe online e contacte, diretamente, cada uma das clínicas que considerou num primeiro momento. 

Pegue num papel e faça uma lista com aquelas que captaram mais a sua atenção. Depois, perceba quais os tratamentos que oferecem e se, as equipas que lá trabalham, são devidamente qualificadas.

2. Consulte os tipos de tratamentos

Esta dica é essencial. Uma clínica de fisioterapia pode, até, ser muito boa, mas não oferecer aqueles tratamentos de que realmente precisa.

Por isso, analise detalhadamente o seu caso. Perceba quais são as suas necessidades e quais os tratamentos que, efetivamente, procura.

Pode, inclusive, consultar o seu médico ou médica, e perguntar o que deve fazer. Se precisar, por exemplo, de praticar pilates clínico, tem de saber, antecipadamente, se a clínica que vai escolher tem esse serviço disponível.

3. Certifique-se de que existe um sistema de avaliação

Antes de pagar por um serviço, seja ele qual for, é essencial que perceba se existe um sistema de avaliação em primeiro lugar.

Ou seja, deve perguntar às clínicas de fisioterapia se o seu caso vai ser avaliado antes de partir para o tratamento. É certo que já terá uma ideia do que precisa de fazer, mas é muito importante que avaliem, diretamente na clínica,  a sua situação em primeiro lugar.


4. Verifique se a clínica tem um departamento de investigação

É claro que não falamos de um departamento extensivo, com dezenas de profissionais focados em investigação. 

No entanto, é importante que saiba se, a clínica que vai escolher, está atualizada (assim como a sua equipa). Novos processos e tratamentos são conhecidos regularmente, pelo que é importante certificar-se de que, a clínica de fisioterapia que vai escolher, está a par das novidades.

5. Avalie as instalações e os equipamentos

Para saber como escolher a clínica de fisioterapia ideal, é importante que também siga esta dica.

Se não encontrar informação suficiente na internet, agende uma visita às clínicas que tem debaixo de olho. Certamente que ninguém irá negar o seu pedido.

Conheça as instalações e preste atenção ao equipamento. Parece-lhe tudo recente ou mais antigo? É importante que considere, também, estes fatores.

6. Conheça todos os serviços

Além do tipo de tratamentos, é importante que perceba quais são os serviços que a clínica tem. Este é um passo importante dependendo daquelas que são as suas necessidades.

É possível que precise de atendimento ao domicílio, por exemplo. Nesse caso, é importante que confirme, antecipadamente, se a clínica de fisioterapia dispõe desse serviço.

7. Leia as opiniões de outros utentes

Use as redes sociais a seu favor e reúna o máximo de informação necessária. A verdade é que, a maior parte das decisões, são tomadas com base em algo que já conhece previamente.

Se alguém lhe aconselhar algo (um produto ou serviço), é provável que nem dê muita atenção à concorrência.

Essa relação de confiança é determinante no seu processo de decisão. Não é fácil escolher a clínica de fisioterapia ideal, por isso garanta que toma a decisão certa.

Não se precipite e consulte todas as opiniões deixadas pelos utentes de cada espaço. Baseie-se, também, nessas palavras para escolher a clínica de fisioterapia ideal para si.