Drenagem Linfática Terapêutica

Veja o que a Drenagem Linfática Manual pode fazer por si

Drenagem Linfática Manual Terapêutica

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática manual, é uma técnica de massagem com o objectivo de estimular o sistema linfático a trabalhar num ritmo mais acelerado, levando a linfa para os gânglios linfáticos. Por este processo são eliminados os excessos de líquidos e as toxinas.

São aplicadas pressões leves, num movimento suave e rítmico, sempre em direção aos gânglios linfáticos e não utiliza nenhum tipo de creme e não provoca dor.Com esta técnica tratamos a retenção de líquidos existentes entre os tecidos, mais frequente em pós-operatórios (ortopédicos, ginecológicos ou oncológicos), na gravidez e pós-parto ou associado a insuficiência venosa.

Fisioterapia no Edema Venoso e Linfático

Na presença de edema, seja qual for a sua origem, é necessário o início precoce de intervenção terapêutica para que a patologia não seja agravada, podendo em muitos casos tornar-se irreversível.

Indicações Terapêuticas:
Edema Venoso – insuficiência venosa
Edema Linfático (linfedema) – insuficiência do sistema linfático
Edema Misto – insuficiência dos dois sistemas, o venoso e o linfático

EDEMA VENOSO

Pode ser originado pelo aumento da pressão dentro e fora dos vasos sanguíneos ou comprometimento da parede do vaso sanguíneo, dificultando a manutenção do equilíbrio.

Estes mecanismos podem estar associados a:
  • gravidez
  • medicação (por ex. esteróides, AINEs, estrogénios)
  • doença hepática e/ou doença renal
  • insuficiência venosa
  • insuficiência cardíaca

EDEMA LINFÁTICO

As causas do Edema Linfático (Linfedema) podem ser:
  • Remoção cirúrgica dos gânglios linfáticos
  • Radioterapia
  • Traumatismos
  • Micoses, parasitas interdigitais
  • Feridas, cortes, queimaduras e picadas de insectos
  • Esclerose dos vasos linfáticos

O LINFEDEMA surge frequentemente como complicação no pós-cirúrgico para o tratamento de vários tipos de cancro, tais como, o cancro da mama ou do aparelho uroginecológico, entre outros.Se tiver sintomas de edema e/ou sensação de peso no(s) membros procure a ajuda do seu FISIOTERAPEUTA.

Para além do edema venoso e linfático existem outras condições clínicas nas quais o seu Fisioterapeuta poderá ajudar, tais como, aderência cicatricial, edema da mama e trombose dos linfáticos.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e ajudá-lo a melhorar a sua condição clínica.