A Fisioterapia é uma das áreas mais importantes que temos. O seu poder de atuação é vasto e imprescindível no dia a dia de grande parte da população.

Por isso, quando se fala em Medicina Física (ou em Reabilitação), é obrigatório falar do papel da Fisioterapia. Esta área não só resolve problemas, como é capaz de preveni-los. Descubra como.


O que é a Fisioterapia


Esta é uma área muito bem definida. Pode procurar um fisioterapeuta quando sente que algo, no seu corpo, não responde àquilo que o seu cérebro pede. De igual forma, pode fazê-lo quando sente alguma dor ou desconforto.

Por outras palavras, é possível que recorra à Fisioterapia quando sente dores em alguma parte do corpo, quando os seus movimentos são limitados ou, até, quando está a recuperar de uma operação.

As situações são várias. E, de acordo com a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT), esta área diz respeito a um "serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações para desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional durante toda a vida útil."

Mas a definição técnica vai mais longe, ao destacar a missão desta área como preventiva e, também, reparadora.

A Fisioterapia é imprescindível quando "o movimento e função estão ameaçados pelo envelhecimento, lesão, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais (...)".  É fácil, por isso, compreender a importância que esta área tem.


Para que serve a Fisioterapia


A Fisioterapia é essencial para uma vida saudável. São muitas as vezes em que, sem se aperceber, precisa da ajuda de um fisioterapeuta para melhorar determinado movimento — ou até a amplitude do mesmo.

Para que isso aconteça, é necessário recorrer a um profissional da área. Os fisioterapeutas desempenham, por isso, um papel fundamental em situações de reabilitação, tratamento e prevenção de eventuais problemas físicos.

Aquilo que, provavelmente, não sabe, é a importância que a Fisioterapia tem na vida de qualquer pessoa. Não falamos, exclusivamente, do seu bem-estar físico — mas também do emocional, psicológico e, em alguns casos, do social.

Por isso, perceber o que é e como funciona a Fisioterapia é sinónimo de antecipar um problema (físico) que, eventualmente, pode tornar-se grave. 

Esta é uma área muito procurada quando determinados movimentos provocam dor ou, então, não são desempenhados como o suposto. E estes são os contextos mais comuns:

  • Lesões;
  • Envelhecimento;
  • Dor;
  • Doenças;
  • Condições ambientais;
  • Pós-operatório.

Fisioterapia: como funciona


Esta área, inserida na Medicina Física e Reabilitação, intervém em diferentes contextos — mais do que aqueles que possa imaginar, em boa verdade.

Isto quer dizer que, os fisioterapeutas, após concluírem a sua licenciatura, podem continuar a adquirir conhecimentos na área — aliás, é isso que a maioria faz. É nessa formação avançada que acabam por se distinguir, já que se tornam especialistas na mesma. Conheça, por isso, as principais áreas de intervenção da Fisioterapia:
  • Desporto;
  • Envelhecimento;
  • Saúde Mental;
  • Pediatria;
  • Neurologia;
  • Cuidados Continuados e Paliativos;
  • Amputação.

Entre estas, há outras áreas em que a Fisioterapia é essencial, como é o caso da fisioterapia respiratória. Por isso, não será novidade que, o seu papel, é de importância extrema para a vida de qualquer pessoa.

Por esse motivo, nunca é demais prestar atenção a eventuais sinais e recorrer a profissionais que possam, realmente, resolver o seu problema.

É muito importante perceber o que é a Fisioterapia e como funciona. É esse conhecimento que lhe permite uma maior atenção — até mesmo aos sinais mais pequenos (e, aparentemente, insignificantes).

Um pequeno problema, dor ou desconforto podem significar algo que, se não for tratado, cresce para um problema maior (e mais grave), sem necessidade.

Não desvalorize, por isso, aquilo que sente. Ouça o seu corpo e dê-lhe a atenção devida. Ao identificar uma situação do género antecipadamente, poupa meses (ou até anos) de Fisioterapia. Pode, em vez disso, consultar um profissional a tempo e horas. Assim, todo e qualquer problema acaba minimizado.